sábado, 31 de outubro de 2009

Parabéns Pedrinho Cavalléro. 30 anos na estrada


Um aprendiz audaz. É assim que ele próprio se define. Pedrinho Cavalléro começou a compor aos 12 anos, para um festival de música do colégio Deodoro de Mendonça, onde estudava na época. O tempo passou, ele continuou compondo e em 1979 iniciou a carreira profissional de músico compondo trilhas sonoras para as peças do grupo teatral Experiência. De lá para cá assumiu o violão e a voz, concretizou parcerias, como a com o poeta Jorge Andrade, antiga, cujos frutos somaram 150 canções. Como parte das comemorações da sua história de vida e de músico, Pedrinho realiza shows comemorativos a sua carreira, iniciando no dia 4 de novembro, no Margarida Schivasappa, acompanhado da cantora Clarisse Grova.

Foram mais de 300 músicas compostas (incluindo jingles) e 50 parceiros de melodias e letras. É autor, junto com Jorge Andrade, de Pássaro Cantador, que se tornou ícone do nosso cancioneiro. “Para interpretar as minhas canções neste show, convidei ela que é uma das cantoras mais requisitadas na noite carioca: Clarisse Grova. Ela trabalhou muito tempo no Chico's Bar com Luizinho Eça, é considerada uma das melhores por Aldir Blanc e foi a voz da Maysa na minissérie da Globo”, conta Pedrinho.

A sintonia é tanta que o show, painel da obra musical do cantor, será compartilhado com Clarisse sem estrelismos, onde haverá espaço para canções mais conhecidas como a já citada ‘Pássaro Cantador’, ‘Ela é Bárbara’ e ‘Pretexto’, até canções recentes que estarão no CD comemorativo aos 30 anos de parceria com Jorge Andrade, intitulado Querelas da Amazônia, apoiado pela lei municipal de incentivo a cultura, Tó Teixeira e patrocinado pela Y.Yamada, com participação de grandes intérpretes da nossa música, como Nilson Chaves e Lucinha Bastos. Deve ser lançado em janeiro de 2010.

O show será dentro do projeto 1/4 de Música no Margarida Schivasappa, onde Pedrinho Cavallério e Clarisse Grova serão acompanhados de banda formada Thiago D'Albuquerque (Bateria), Wilson Veloso (baixo), Lenilson Albuquerque (Teclados) e Cezinha (Sax).

SERVIÇO

Show 30 anos de carreira – Pedrinho Cavalléro, dentro do projeto 1/4 de Música, no teatro Margarida Schivasappa – Centur. Às 20h. Informações: 9602-7255.

(Diário do Pará
)

HALLOWEEN É O CACETE!

“Baiano burro nasce morto”



O baiano Carlos Xavier presidente da Federação da Agricultura do Pará (FAEPA) escreveu uma carta para sua colega ruralista a “Secadora” do Pará Kátia Abreu. Na carta que foi alvo de matéria hoje (31/10) do jornal O Liberal, o ruralista relata que é contra ás relações do Brasil com Cuba, Bolívia e Venezuela, um dos países que mais compra o gado do Pará (é o senador biônico Flexa Ribeiro fazendo escola, foi contra a entrada da Venezuela no Mercosul). Como se diz na Bahia, “Baiano burro nasce morto”, esse surto golpista de Xavier felizmente não será levado a sério, ao contrário, deve ser motivo de chacota nas mesas de negociações do comércio das relações internacionais... e o gado do Pará continuará sendo comprado por nossos hermanos venezuelanos, gerando emprego e divisas para o Estado do Pará, e a democracia continua...

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

PROCURA-SE



Quem souber o paradeiro de algum candidato da oposição ao Governo do Estado, entre em contato com algum blog do Pará.

Manifesto em defesa do MST




As grandes redes de televisão repetiram à exaustão, há algumas semanas, imagens da ocupação realizada por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em terras que seriam de propriedade do Sucocítrico Cutrale, no interior de São Paulo. A mídia foi taxativa em classificar a derrubada de alguns pés de laranja como ato de vandalismo.
Uma informação essencial, no entanto, foi omitida: a de que a titularidade das terras da empresa é contestada pelo Incra e pela Justiça. Trata-se de uma grande área chamada Núcleo Monções, que possui cerca de 30 mil hectares. Desses 30 mil hectares, 10 mil são terras públicas reconhecidas oficialmente como devolutas e 15 mil são terras improdutivas. Ao mesmo tempo, não há nenhuma prova de que a suposta destruição de máquinas e equipamentos tenha sido obra dos sem-terra.
Na ótica dos setores dominantes, pés de laranja arrancados em protesto representam uma imagem mais chocante do que as famílias que vivem em acampamentos precários desejando produzir alimentos.


Bloquear a reforma agrária


Há um objetivo preciso nisso tudo: impedir a revisão dos índices de produtividade agrícola cuja versão em vigor tem como base o censo agropecuário de 1975 e viabilizar uma CPI sobre o MST. Com tal postura, o foco do debate agrário desloca-se dos responsáveis pela desigualdade e concentração para criminalizar os que lutam pelo direito do povo. A revisão dos índices evidenciaria que, apesar de todo o avanço técnico, boa parte das grandes propriedades não é tão produtiva quanto seus donos alegam e estaria, assim, disponível para a reforma agrária.
Para mascarar tal fato, está em curso um grande operativo político das classes dominantes objetivando golpear o principal movimento social brasileiro, o MST. Deste modo, prepara-se o terreno para mais uma ofensiva contra os direitos sociais da maioria da população brasileira.
O pesado operativo midiático-empresarial visa isolar e criminalizar o movimento social e enfraquecer suas bases de apoio. Sem resistências, as corporações agrícolas tentam bloquear, ainda mais severamente, a reforma agrária e impor um modelo agroexportador predatório em termos sociais e ambientais como única alternativa para a agropecuária brasileira.


Serenata do Carmo, Vamos Bailar

Entrevista com Pedrinho Calado, cantor e compositor e um dos músicos paraenses mais premiados em festivais pelo Brasil. Pedrinho é diretor do departamento de música da Secretaria de Cultura do Estado e um dos organizadores da Serenata do Carmo.


AnanindeuaDebates – Pedrinho, o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, está resgatando a Seresta do Carmo. Não sei se é este o termo que vocês estão usando, para um evento que foi um marco do Governo do Povo na área cultural.


Pedrinho Calado - Vamos dizer assim, estamos reeditando a Seresta do Carmo, que é um grande anseio da população de Belém. Esse grande projeto que começou como seresta, agora denominamos serenata. Tem essa nova cara com a função de extrapolar o muro da serenata, será uma grande programação cultural, com exposição, oficinas, mostras de cinema, literatura, poesia, artesanato. A Serenata, ela vem hoje mexer com toda cadeia produtiva cultural, além também de mexer com a questão da economia informal, que estará ali no largo vendendo produtos da culinária paraense, artesanato e outros, gerando emprego e renda.

Nesse projeto estamos em parceira com a Casa Civil do Governo do Estado e Associação de Moradores da Cidade Velha.


AD – Pedrinho, a realização da Seresta no tempo da prefeitura era toda última sexta-feira do mês. Qual será a periodicidade da Serenata do Carmo?


Pedrinho Calado - Também será toda última sexta-feira do mês, começando agora dia 30 de outubro. A partir das 18 horas teremos programação infantil, depois mostra de cinema, vamos ter Interseção Poética com Juracy Siqueira, shows com a cantora Albinha Maria, com o Trio Panassoma, que é um trio que tem no seu repertório choro e músicas de serenata, vamos ter Guitarradas do Pará, teremos o grupo Lira de Ouro, muito tradicional nas serenatas, eles tocam samba-canção, bolero e um repertório variado. Será um grande momento de lazer e uma festa da cultura popular.


AD – Pedrinho, sucesso e obrigado.

SERENATA DO CARMO

30 DE OUTUBRO DE 2009


PROGRAMAÇÃO


EXPOSIÇÃO: CÍRIO, PATRIMÔNIO IMATERIAL.

Local: Museu do Círio

Hora: das 10h às 18h

ATIVIDADES NA ÁREA DE PATRIMÔNIO

ATIVIDADE INFANTIL

18h Brincadeiras de Histórias

PRAÇA DO CARMO

19h Mostra de Cinema

20h Os Quentes da Madrugada (Santarém Novo)

20h30 Interseção Poética

21hTrio Panassoma (choro

22h Guitarradas do Pará

23h Alba Maria

00h Lira do Ouro

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Venezuela entra no Mercosul é passa trator em 5 cavaleiros do Apocalipse

Tasso “tenho jatinho porque posso”, Arthur Virgílio Cardoso, José Agripino Maia, Heráclito Fortes e Flexa Ribeiro são os grandes derrotados na votação da Comissão de Relações Exteriores do Senado, que aprovou por 12 a 5 o ingresso da Venezuela no Mercosul.

Clique aqui para ler a íntegra do voto em separado do senador Romero Jucá, que contém a proposta aprovada pela Comissão.

O assunto agora vai ao plenário do Senado.

Esses cinco Cavaleiros do Apocalipse não sabem distinguir Estado de Governo.

Nem Interesse Nacional de política partidária.

A aproximação comercial e energética entre o Brasil e a Venezuela se iniciou com o governo Fernando Henrique e se aprofundou agora no governo Lula.

É uma associação extremamente positiva para o Brasil e também para a Venezuela.

Um dia, o senador Tasso “tenho jatinho porque posso” Jereissati vai ser presidente do Aeroclube de Fortaleza.

E os presidentes Lula e Chávez serão um retrato na parede.

Mas o Interesse Nacional permanece.

O Conversa Afiada já tratou da matéria com o título “A oposição da Venezuela tem mais cabeça que a do Brasil”:

Oposição da Venezuela tem mais cabeça que a do Brasil

29/outubro/2009 10:41

Imagine se o Chávez tivesse uma oposição como a brasileira. Aí mesmo é que ele ia deitar e rolar ...

Imagine se o Chávez tivesse uma oposição como a brasileira. Aí mesmo é que ele ia deitar e rolar ...

Amigo navegante liga para dizer que teve o desprazer de assistir ao Bom (?) Dia Brasil e viu a urubóloga Miriam Leitão, perplexa, afirmar que ATÉ a oposição da Venezuela quer que a Venezuela entre para o Mercosul.

ATÉ a oposição da Venezuela.

A oposição da Venezuela acha que só o Brasil, no Mercosul, segura o Chávez.

Quem não quer a oposição na Venezuela é o PiG (*) – a urubóloga Miriam Leitão à frente – e o senador tucano Tasso “tenho jatinho porque posso” Jereissati.

Para a urubóloga e o feliz proprietário de jatinho, o Chávez é incontrolável …

Que horror.

Até a oposição da Venezuela é mais competente que o partido do PiG (*) e seu sucedâneo no Congresso, o PSDB…

Paulo Henrique Amorim

Blog 10MIL VISITAS. EM 5 MESES


OBRIGADO!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Escolas na Feira do Livro


As escolas de ensino fundamental e médio, privadas ou públicas, que desejarem levar seus alunos para visitar a XIII Feira Pan-Amazônica do Livro, uma promoção do Governo do Pará por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) com realização do Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, já podem agendar suas participações até 4 de novembro pelo telefone 4009-8747.
Este ano a XIII Feira Pan-Amazônica do Livro, que será realizada de 6 a 15 de novembro, trará como atrações os escritores Emir Sader (dia 07), Ana Beatriz Barbosa Silva (dia 08), Frei Betto (dia 09), Cristovão Tezza (dia 10), Zuenir Ventura (dia 11), Zeca Camargo (dia 12), Moacyr Scliar (dia 13), Laurentino Gomes (dia 14) e Ariano Suassuna (dia 15), que participarão do "Encontro Literário", realizado sempre às 20 horas.
Além dos bate-papos com escritores, as escolas encontrarão diversos atrativos dentro da XIII Feira Pan-Amazônica do Livro, tais como o "Seminário Dalcídio Para Todos", nos dias 7 e 8 de novembro; programação sobre as leituras do Vestibular 2010 promovida pela UEPA e UFPA, diversas mesas-redondas temáticas e muitas oficinas voltadas para o público infanto-juvenil e também adulto.
A visitação à XIII Feira Pan-Amazônica do Livro acontecerá diariamente no horário de 10 às 22 horas, quando começarão os shows gratuitos em um palco armado na área externa do Centro de Convenções.

Fonte: Secult

Conferência de Cultura em Ananindeua


A Secretaria Municipal de Cultura de Ananindeua realizará dia 30/10 na Câmara de Ananindeua II Confêrencia Municipal de Cultura, com o tema: Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento. Às inscrições para evento na Av. Cláudio Sanders Nº 75 Centro (Antiga FUMCAN). Tendo a frente o Jovem secretário Miro Sanova, o evento é uma passo importante para a cultura ananin, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura do Pará e apoio do Vereador Pedro Soares.

Falando em cultura

O Deputado Federal Emiliano José (PT Ba) enviou email ao Blog

Emiliano José será relator do Plano Nacional de Cultura

O projeto de lei Plano Nacional de Cultura (PNC) teve definido como seu relator, dia 21, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara Federal, o deputado Emiliano José (PT-BA). A partir de sexta-feira (23), os parlamentares da Comissão têm cinco sessões para propor emendas ao texto. Da CCJC, o texto seguirá para o Senado.

Para Emiliano, o Plano Nacional de Cultura é um passo adiante que está sendo dado no sentido da afirmação da cultura como um direito do povo brasileiro. "Ter sido designado relator do Plano é uma honra muito grande. Devo me dedicar ao relatório com muita ênfase nos próximos dias. Há uma movimentação da sociedade brasileira profunda em torno da cultura no Brasil".

O deputado ressaltou que é parte do esforço do Ministério da Cultura e dos deputados que produziram este Plano tratar a cultura como algo fundamental à vida do povo brasileiro. "Ninguém vive sem cultura. E o povo brasileiro é de uma riqueza cultural extraordinária. O que o Ministério fez até agora foi estimular a criatividade cultural. É isso que o PNC pretende expressar. Pretende garantir esse direito à cultura. Esse é o papel do Governo Lula".

Deu No Blog do Hiroshi:Gazeiteira Incontrolável


Comentarista denuncia a vereadora Elka Queiroz, do PTB, de usar indevidamente diárias de Câmara Municipal:

Bandalheira é o que nao falta em nossa querida Maraba, veja o exemplo da Ver. Elka,a mais faltosa da casa, solicitou a presidente da C.M.M., diárias pra ir com os demais edis a viagem a Ipatinga, como fizeram os Ver. Julia, Vanda,Miguel,Alécio,Ronaldo Yara, Edivaldo e Irismar, pegou a grana sumiu e nao viajou, enganando a presidente e seus pares, não viajou tem que devolver, isso é quebra de decoro,tem que ser cassada, é uma vergonha.

Pelo menos na foto da SECOM de Marabá distribuída à imprensa, Elka Queiroz não aparece ao lado de seus colegas que foram conhecer as instalações de uma siderúrgica, em Minas Gerais. Se a parlamentar usou as diárias para outra destinação, cometeu falta de decoro, passível de investigação.

Por outro lado, a vereadora tem se destacado na Câmara de Marabá por faltar grande parte das sessões.

No embalo que vai, corre o risco de deleitar-se apenas com o atual mandato de vereadora.
Blog do Hiroshi

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Câmara Lenta de Ananindeua 2


Leitor anônimo manda avisar que o feriado do funcionário público aqui em Ananindeua foi antecipado do dia 28 para o dia 27 (hoje), e não dia 26 segunda-feira como foi em quase todo estado do Pará e em todo Brasil. Assim começamos a semana de trabalho na prefeitura e na Câmara na quarta –feira. Erramos de data....

Serenata do Carmo


A Secretaria de Cultura pilotada pelo Profº Edílson Moura, em parceria com a Casa Civil do Governo do Estado e Ass. Dos Moradores da Cidade Velha estarão resgatando a Seresta do Carmo, que marcou época no Governo do Povo, levando milhares de pessoas ao largo do Carmo. O Projeto começa dia 30 desse mês.

Câmara lenta de Ananindeua


Ontem foi recírio e feriado do funcionário público e a Câmara não funcionou, hoje é feriado de que(27/10)? dos vereadores na Câmara lenta de Ananindeua.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Marineide "Filiações em massa transformaram algumas tendências em grandes agrupamentos, porém com poucas pessoas com conteúdo politico e firmeza "





MARINEIDE PEREIRA - CANDIDATA INDEPENDENTE ao PED (Eleição Iterna do PT), Ananindeua




AnanindeuaDebates
- Marineide a Srª milita no PT a quantos Anos? conte um pouc
o da sua trajetória
.

Marineide Pereira - Sou filiada e MILITANTE do PT desde setembro de 2000, portanto, há nove anos. Ao me filiar ao PT juntei-me @s companheir@s da tendencia interna Articulação Unidade na Luta, participando inclusive da construção da Carta de Principios desta Tendencia, chegando a ser uma das articuladoras politicas. Na gestão do companheiro Beto Ribeiro, fui Secretaria de Formação da Comissão Executiva do PT Ananindeua, apresentando uma proposta de formação politica para a militancia em forma de PROJETO, a qual foi aprovada no planejamento do PT . Atualmente sou Vice Presidente da Comissão Executiva. No entanto, por entender que a Unidade na Luta tornou-se um grande agrupamento porém com pouco conteúdo politico ideológico (daqueles que participaram da Construção da Carta de Principios da Articulação Unidade na Luta, muitos esqueceram esses principios, e daqueles que vieram depois para a tendencia, a maioria sequer tomou conhecimento da referida Carta) após nove anos, deixei a tendencia e engrosso a fileira d@s independentes.

AD
-Qual sua avaliação da direção atual do PT Ananindeua?


Marineide Pereira
- O PT Ananindeua é dirigido por um Diretório Municipal - DM composto por 35 membros. Dentre os membros do DM é composta a Comissão Executiva Municipal - CEM. Com exceção do Presidente, que é eleito diretamente pela militância no PED - Processo de Eleições Diretas, os demais membros do DM são indicados pelas diversas forças politicas (tendencias internas). O número de de vagas de cada força politica é definido de acordo com o número de votos que cada chapa obtem no PED. As indicações perpassam pelas articulações dentro da forças politicas. Nessas articulações nem sempre prevalecem os principios partidários e as decisões locais. Muitas vezes os interesses individuais e a vontade de quem tem o poder econômico ou da caneta se sobrepoem aos interesses coletivos. As filiações em massa transformaram algumas tendencias em grandes agrupamentos, porém com poucas pessoas com conteúdo politico e firmeza ideológica. Assim, alguns dirigentes ao assumirem uma vaga no DM ou na CEM não entendem que devem defender os interesses do PT como UM TODO e passam a defender apenas os interesses do seu agrupamento.
Por outro lado, em qualquer organização, o presidente é o lider maior, visto com respeito por seus liderados. Porém, respeito é uma conquista, não uma imposição e, se o lider perde o respeito de seus liderados estes se afastam e a organização enfraquece. A direção atual do PT Ananindeua, onde sou vice presidente, é o reflexo de tudo isso e assim, deixamos de avançar na construção partidária.

AD
- Como a Sra. Avalia o governo Ana Júlia em relação ao Município de Ananindeua?


Marineide Pereira
- O governo estadual, capitaneado pela companheira Ana Júlia, tem investido significativamente em ações no municipio de Ananindeua (Programas Bolsa Trabalho, Segurança Cidadã, Água Para Todos, Navega Pará e etc...) no entanto, a fragilidade do PT Ananindeua aliada a fragilidade da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado não permite que sequer a militancia do PT tome conhecimento dessas ações, fazendo com que a população acredite que são ações da Prefeitura Municipal então, é o PMDB quem capitaliza politicamente.


AD
– E o Governo Helder /PT , qual sua avaliação?


Marineide Pereira -
No primeiro mandato do atual prefeito municipal, quando o companheiro Freitas assumiu como Secretário de Cultura, eu era Secretária de Formação Comissão Executiva Municipal do PT e funcionária comissionada da prefeitura. Mesmo correndo o risco de ser exonerada, eu fazia, internamente, sérias criticas ao governo municipal.
Lembro que em reunião da Executiva do PT com o prefeito, realizada na Prefeitura Municipal eu quetionei: "... Sr. prefeito, eu não consigo entender por que nossas lideranças não são recebidas por seu governo e nosssas demandas não são atendidas, ou seja, somos aliados tratados como adversários...". Durante o pleito eleitoral de 2008 a maioria dos candidatos do PT tiveram grandes dificuldades com a coordenação de campanha e para termos nosso material ficavamos "mendigando". Neste segundo mandato não é muito diferente. Logo após a eleição, vários companheir@s, inclusive eu que fui candidata, foram exonerados sem qualquer explicação à direção do PT Ananindeua ou aos próprios exonerados. Quanto as politicas publicas, reconheço que houve avanços: na área da educação, da assistencia social, do transporte, asfaltamento, a Ação Cidadania tem percorrido vários bairros atendendo parte significativa da população. Mas entendo que é preciso avançar muito mais, afinal o governo federal e estadual tem feito investimentos significativos no municipio. Por exemplo: na Ação Cidadania é preciso encontrar mecanismos que não exponham as pessoas a grandes filas e ao sol; é preciso achar mecanismos que acabem com o lixo acumulado nas vias públicas, seja o lixo doméstico ou aquele jogado nas ruas, (nossas ruas, praças e passarelas estão sujas); a falta de iluminação adequada, as ruas esburacadas, o mato não roçado, contribuem para a insegurança; para se conseguir encaminhamentos para as especialidades nos postos de saúde é preciso fazer uma verdadeira "via crucis"; andar nas ruas do municipio exige uma ENOOORME dose de paciencia e atenção porque, além do desnivelamento, as calçadas são ocupadas por carros, mesas, placas, etc..., etc..., etc...; Muitas obras ainda não foram concluidas (entre elas: a avenida Brasil, no Saré - DI, o Posto de Saúde do Jardim Amazônia 1 e outras obras importantes); nossos igarapés estão poluidos, a poluição sonora e visual deve ser combatida com mais rigor. Mas esse avanço só será possivel se os órgãos estiverem ESTRUTURADOS e os servidores valorizados.

AD
- Se eleita Presidenta do PT como vai ser a relação do PT com o Governo
Helder.


Marineide Pereira
- Qualquer relação precisa ser baseada em RESPEITO e CONFIANÇA mútuos. Para que respeitemos precisamos ter confança. Para que sejamos respeitados precisamos estar fortalecidos.
As decisões tomadas pelo conjunto do Diretório Municipal devem ser executadas pela Comissão Executiva Municipal e as negociações com as demais agremiações partidárias ou com as instituições devem levar em conta essas decisões. Não é possivel continuarmos aceitando IMPOSIÇÕES, seja das nossas instancias ou de outras agremiações partidárias. Portanto, a relação da direção do PT Ananindeua com o governo municipal levará em consideração as decisões paridárias e será de respeito institucional, preservando a autonomia e a identidade do PT.

AD
– Qual é a Plataforma da sua Campanha.


Marineide Pereira
- O PT tem a simpatia de quase 30% da população brasileira. Governamos o Brasil, diversos municipios e estados, incluindo o estado do Pará. Nossa militancia, quando estimulada, NINGUÉM SEGURA!!!
Portanto: * o PT Ananiundeua não pode e nem deve ser um aglomerado de pessoas com pouca ou nenhuma consistencia politica/ideológica por que isto as torna DOGMÁTICAS E SECTÁRIAS. * Não somos eternos, precisamos promover novas lideranças. * Os novos filiados precisam saber qual a MISSÃO do PT, a tal ponto que, mesmo sob as mais adversas condições possam dizer com clareza e firmeza qual é essa missão. * Antigos e novos filiados precisam ampliar sua VISÃO de mundo para perceberem que nossos adversários não são os companheiros da tendencia A ou B. * Nossas ações não devem se restringir a campanhas eleitorais mas devem ser voltadas principalmente a orientar e fortalecer os movimentos sociais. * Nossa miltancia deve se agrupar em torno de programas e não apenas em torno de "estrelas" e a direção do partido deve estar mais próxima dessa militancia. * Os mandatos, secretarias e demais órgãos conduzidos pelo PT devem FAZER A DIFERENÇA, aproximando ao máximo a prática cotidiana do discurso politico, sem estabelecer com os funcionários uma relação PATRÃO x EMPREGADOS. * Precisamos contribuir SIGNIFICATIVAMENTE para a eleição da companheira Dilma Roussef, para a reeleição da companheira Ana Júlia e também para ampliarmos a participação do PT no parlamento. * Em 2012 queremos administrar a Prefeitura deste municipio mas, para isso precisamos superar o amadorismo politico e técnico e recuperar a confiança e o respeito da militancia, das outras agremiações partidárias, das instituições e principalmente da população e desta é imprescindível termos como aliados a juventude.. Por isso propomos:
1) Realizar um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, com a participação de dirigentes e militantes, onde nossas ações sejam pensadas a curto, médio e longo prazo;
2) Promover FORMAÇÃO POLITICA CONTINUADA para militantes que a busquem, visando formação de de novas lideranças;

3) Reestabelecer a Comunicação com a militancia;
4) Incentivar a organização dos núcleos de Base e/ou dos setoriais;
5) Promover FORMAÇÃO TÉCNICA para militantes e dirigentes visando profissionalização de quadros;
6) Reorganizar a Secretarias;

7) Realizar reuniões itinerantes do DM;
8) Resgatar a identidade e a autonomia partidária;
9) Combater a filiação em massa;
10) Combater a contribuição em massa para disputa no PED;
11) Reestabelecer nossa inserção no Movimento Social, fortalecendo as suas ações mas preservando sua autonomia;
12) Preocupação com a acessibilidade nos eventos realizados pelo partido
13) Reestabelcer a democracia interna.

domingo, 25 de outubro de 2009

Diário de um Blogueiro


O Blog começa a publicar matérias do jornalista e atual blougueiro Jadson Oliveira(Foto), 64 anos, trabalhou como jornalista, em diversos jornais e assessorias de comunicação, de 1974 a 2007, sempre em Salvador (Bahia). Na década de 70 militou no PCdoB e no movimento sindical bancário. Ao aposentar-se, em fevereiro/2007, começou a viajar pelo Brasil, América Latina e Caribe. Esteve em Cuba, Venezuela, Manaus, Belém/Ananindeua (quando do Fórum Social Mundial/2009) e Curitiba, com passagem por Palmas, Goiânia e Campo Grande. Depois Paraguai e agora está na Bolívia. Virou viajante e blogueiro. Clic aqui e acesse o blog do Jadson Oliveira


Matéria: Avança a integração soberana

Mais de 35 mil pessoas no encontro dos movimentos sociais

De La Paz (Bolívia) – O processo de integração soberana da América Latina avançou mais um pouco com a VII Cumbre da Aliança Bolivariana para os povos da nossa América (Alba), realizada nos dias 16 e 17 últimos, em Cochabamba, Bolívia, sob a presidência do anfitrião Evo Morales A Alba hoje é uma espécie de vanguarda, no âmbito institucional, da luta por justiça social e contra o império dos Estados Unidos, entre os povos normalmente referidos como latino-americanos (embora haja alguns pequenos países, a maioria ilhas do Caribe, vindos da colonização inglesa, e o Suriname, da holandesa).

A Alba foi criada em dezembro de 2004 pelos governos de Cuba e Venezuela, com o nome de "alternativa" (depois virou "aliança"), porque era uma alternativa à Alca (Área de Livre Comércio das Américas), patrocinada pelo império (leia-se "livre" para eles, os que se locupletam com a política das empresas transnacionais)

PRIMEIRA BATALHA DO SÉCULO 21 - Hugo Chávez, presidente venezuelano, conta que o velho Fidel Castro (ainda totalmente na ativa) lhe dizia: "Chávez, nossa primeira grande batalha do século 21 é contra a Alca, vamos derrotar a Alca" Chávez ficava assim meio cabreiro, tinha suas dúvidas, pois estava passando por Cuba vindo de uma cumbre (reunião de cúpula) onde tinha sido uma voz solitária contra o império.

Mas, já eram tempos de mudança na América Latina ("cambio", sem acento, em espanhol, palavra que virou bandeira) Fidel acertou. O movimento contra a Alca cresceu, inclusive com a participação do Brasil, já com o presidente Lula, e o "livre comércio" de Bush empacou. Os povos da Latino-américa e do Caribe agradecem.

Chávez, Evo, Daniel Ortega e Ralph Gonsalves (São Vicente)

A Alba que se reuniu em Cochabamba também já está bem mais crescida Tem nove membros, se contamos com Honduras, que resiste há mais de três meses a um golpe de Estado (o presidente deposto, Manuel Zelaya, vinha adotando posições progressistas, uma delas justamente a adesão à Alba). Além dos fundadores (Cuba e Venezuela), temos ainda: Bolívia, Nicarágua, Equador e as ilhas caribenhas: Dominica, São Vicente e as Granadinas e Antigua e Barbuda (forma uma população em torno de 75 milhões).

Participaram observadores de vários países, a exemplo do secretário geral do Conselho de Segurança Nacional da Rússia, Nicolai Pátrushev. Declaração de Rafael Correa, presidente do Equador, ao chegar para o encontro: "Aqui estamos para dar um passo mais pela integração de nossos povos, por uma integração de irmandade, de fraternidade, não de competição, não de mercado, não de consumo, uma integração para construir uma só sociedade, uma só nação". RESTO DO IMPÉRIO BRITÂNICO - Durante a reunião, o primeiro-ministro de São Vicente e as Granadinas, Ralph Gonsalves, fez uma veemente denúncia contra a influência colonialista da Inglaterra. Pediu aos países da Alba que acompanhem o movimento no seu país, visando organizar um referendo para mudar a situação. "De minha parte, não quero seguir vivendo em território colonial nem um minuto mais", declarou. AS PRINCIPAIS DECISÕES DA CUMBRE de Cochabamba, dentre mais de uma dezena de iniciativas em diversas áreas: 1 – Implantar, se possível já a partir de 2010, o Sistema Unitário de Compensação Regional de Pagamentos (Sucre, sigla que é, significativamente, o nome do Marechal Antonio José de Sucre, assassinado aos 35 anos, um dos libertadores da América do Sul, ao lado de Simón Bolívar e outros). Trata-se de uma espécie de moeda que vai substituir o dólar nas operações comerciais dentro do bloco. O Banco da Alba, que já começou a operar, terá o papel de banco central para administrar o uso do Sucre. 2 – Ainda na área econômica, firmaram-se os princípios do Tratado de Comércio dos Povos (TCP), baseado na complementariedade; acertaram a constituição da Empresa Grannacional de Importações e Exportações; e mais duas empresas, uma para cuidar do alumínio e outra para o ferro e aço. 3 – Foi criado o Comitê Permanente de Soberania e Defesa da Alba, que tem entre seus objetivos a formação da Escola de Dignidade e Soberania das Forças Armadas. É, na verdade, uma tentativa de se contrapor à doutrinação dos comandos militares na América Latina, ministrada pelo Pentágono e serviços de inteligência estadunidenses, cujo resultado desastroso (para as forças populares e democráticas) é a identificação dos movimentos sociais como inimigos da nação. 4 – Foram dados passos iniciais rumo à criação de uma Radio del Sur (Rádio do Sul) e uma Agência de Notícias, além de uma Escola de Televisão e Cinema, visando incrementar ações para furar o cerco midiático exercido pelos meios privados de comunicação. A Venezuela, juntamente com outros países da América do Sul, tem uma iniciativa bem sucedida neste setor que pode servir de modelo, a TV Telesur (Telesul). SINTONIA COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS – O encerramento do encontro se deu numa grande festa com as organizações sociais (em se tratando da Bolívia, especialmente o movimento indígena, que representa 60% da população do país), que realizaram, em paralelo, a Primeira Cumbre de Movimentos Sociais. Viu-se a sintonia com as forças populares (Não esquecer a consigna de Evo Morales: "Mandar obedecendo". Aos povos e seus legítimos interesses e não aos "donos do mundo", as corporações multinacionais).

Sala das reuniões: "Coca não é cocaína"

Os presidentes e chefes de Estado, vestindo ponchos e devidamente enfeitados com grinaldas de folha de coca ("Coca não é cocaína", dizia um arranjo floral na sala de reuniões), se confraternizaram com mais de 35 mil pessoas, incluindo delegados de movimentos de mais de 40 países (segundo números de Cambio, jornal estatal da Bolívia).


O dirigente da Federação Departamental (estadual) de Camponeses de Cochabamba, Cupertino Mamani, falando em nome das 36 nacionalidades do país (a Bolívia chama-se hoje, oficialmente, Estado Plurinacional de Bolívia), conclamou a se construir a unidade dos povos e governos da América Latina e a se respeitar os direitos da Pachamama (Mãe Terra): "Se não respeitamos a Mãe Terra não vai haver vida para os povos, façamos com que essa demanda receba o apoio da América Latina e do mundo, companheiros"


A VIII Cumbre será em Cuba em dezembro próximo, quando a Alba estará completando cinco anos. Chávez comentou que, nesse encontro, espera contar com a presença de Fidel Castro, "porque ele é o pai da Alba".

"O lugar mais estimulante do mundo"

"A América Latina é hoje o lugar mais estimulante do mundo. Pela primeira vez em 500 anos há movimentos rumo a uma verdadeira independência e separação do mundo imperial. Países que historicamente estiveram separados estão começando a se integrar. Esta integração é um pré-requisito para a independência. Historicamente, os Estados Unidos derrubaram um governo após outro; agora já não podem fazê-lo".
Quem fala aí é o respeitado pensador e linguista estadunidense Noam Chomsky, em recente entrevista ao jornal mexicano La Jornada. Segue só mais um parágrafo, quem quiser mais (tem muito mais) é só entrar no sítio da Agência Carta Maior:
"O Brasil é um exemplo interessante. No princípio dos anos 60, os programas de (João) Goulart não eram tão diferentes dos de Lula. Naquele caso, o governo de Kennedy organizou um golpe de Estado militar. Assim, o estado de segurança nacional se propagou por toda a região como uma praga. Hoje em dia, Lula é o cara bom, ao qual procuram tratar bem, em reação aos governos mais militantes na região. Nos Estados Unidos, não se publicam os comentários favoráveis de Lula a Chávez ou a Evo Morales. Eles são silenciados porque não são o modelo".


O Bicho 2


Chicão ex-presidente da Câmara de Ananindeua e atual Secretário de Obras do Estado, tem um pepino pela frente, o rombo de R$ 1,5 milhão relativos a sua gestão quando era presidente da Câmara. O TCM está cobrando a fatura.

O Bicho está pegando em Ananindeua


O bicho está solto aqui em Ananindeua. O presidente da Câmara de Ananindeua o vereador Eliel, anda fazendo ás contas para ver como vai pagar e onde colocar os seis vereadores que vão entrar pela porta dos fundos, de acordo a PEC “Boca Livre” que aumentou o numero de vereadores em todo Brasil, para piorar, segundo um vereador, o pagamento desse mês dos edis está atrasado, o que não acontecia há muitos anos na Casa.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A ESQUERDA NO PARÁ, MEMÓRIAS - Movimento Estudantil


Da esquerda: Gerson Dumont, Arroyo, Marcílio, Fernando Maia, Elias Araújo, João Índio, Harlison (agachado).

Era 1984, estávamos em campanha pela meia-passagem e fazíamos piquete em frente a garagem de ônibus da Rio Guamá, em Belém. Na verdade era um piquete invertido, para que os ônibus saissem. Acontece que, como a empresa sabia que faríamos a Operação Pula Roleta, eles recolheram os ônibus deixando os estudantes sem transporte. Por isso fomos até a garagem que ficava em frente ao campus. Irritados, os estudantes começaram a quebrar alguns ônibus que ainda circulavam. A empresa chamou o choque da PM que já estava de plantão e rapidamente chegou ao local. A foto mostra, em destaque, o Benatti, então estudante de Direito, hoje Dr. em Direito Agrário e presidente do Iterpa. De costas, no primeiro plano, Kátia, estudante de Letras na época. A f oto também registra a garra dos estudantes que não se intimidaram e enfrentaram a polícia deixando um soldado sem capacete. Foi lindo, bons tempos em que sonhar era suficiente para lutar por um mundo mais justo. (Arroyo)


Intregantes da Chapa Moara DCE da UFPª anos Oitenta


Apartir da esquerda e do alto: Sergio Darwh, psicólogo; Marilza, professora e pedagoga; Roberto Barreto, Dr. em Matemática e pres. do Conselho Estadual de Educação do Pará; Arroyo, Msc. em Economia ex-chefe de gabinete da Governadora Ana Júlia Carepa; Fernando Maia, Ex-Secretário de Meio Ambiente do Governo do Povo ; Jorge Picanço, geólogo; Elias de Paula Araújo, coordenador do Fundo Nacional de Meio Ambiente (MMA/Gov Federal); Chiquinho (em memória), Comunicação, no céu, com certeza; Lurdinha, socióloga; Lílian, assistente social; Inês, consultora em turismo; Jacqueline Freire, Dra. em Desenvolvimento e Consultora do Unicef; Rita, odontóloga; Adelaide, médica em SP; Concha, socióloga em SP; Jarbas Vasconcelos, advogado sênior do Escritório Jarbas Vasconcelos de Direito do Trabalho; Zé Roberto, advogado; Carlos Botelho, advogado e Consultor Geral do Estado do Pará; Hilton Silva, Pós Doutor em Antropologia Médica e pesquisador do Museu Nacional; Afonso, engenheiro civil, mora em Macapá.



Foto do material da campanha da chapa Travessia nas eleições para o DCE da UFPA em 1983. A chapa era presidida por Rômulo (Medicina) e tinha como integrantes João Carlos (Geologia), Lula (Direito), Ricardo (Psicologia), Gerson (Sociologia), Sandra (S. Social), Zé Macedo (Eng. Civil), Tatsuo (Histótia), Ieda (Comunicação), Ivana (Nutrição).




Fonte: confrariacaminhando.blogspot.com