quinta-feira, 31 de maio de 2012

Enquete: Em quem você votaria para Prefeito de Ananindeua?

Deputado Chicão (PMDB)

                               Edivaldo Andrade (PSOL)





João Bernardes (PV)
Luís Freitas (PT)
Vereador Miro Sanova (PDT)
Deputado Pioneiro (PSDB)
Vavá (PPS)

Gilmar Mendes eleva o tom e PT convoca militância a dar o troco

Por Redação - de Brasília e São Paulo do Correio do Brasil

Lula
Rui Falcão convoca a militância para agir em defesa do ex-presidente Lula

A corda que o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes estendeu na entrevista à última edição da revista semanal de ultradireita Veja, na qual acusa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de pressioná-lo para adiar o julgamento do processo conhecido como ‘mensalão’, vai esticar nos próximos dias, se depender da base nacional de apoio a Lula. Em vídeo gravado e distribuído nesta quarta-feira, o presidente do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, convoca a militância da legenda a sair em defesa do líder trabalhador.
– A militância do PT precisa estar atenta às manobras que transcorrem neste momento, tentando comprometer o presidente Lula com o encontro com o Ministro do STF Gilmar Mendes, numa conversa já desmentida pelo Nelson Jobim, ex-ministro do STF, de que o Lula estaria tentando interferir nas decisões do STF. É preciso dizer que os Ministros não são suscetíveis a pressões e que seus julgamentos são sempre pautados pelos altos. Vamos desbaratar mais esta manobra daqueles que querem desmoralizar o PT, o presidente Lula, com nítidos objetivos eleitoreiros – afirmou.
Assista aqui ao vídeo, na íntegra.

Muito irritado Gilmar Mendes voltou a acusar, na véspera, o ex-presidente Lula de centralizar a divulgação de informações falsas contra ele. Mendes elevou o tom usado em entrevista à TV Globo na noite de segunda-feira. Nela, Mendes foi bem menos incisivo e disse ter “entendido” que Lula queria pressioná-lo a tentar adiar o julgamento do mensalão. Na entrevista coletiva realizada na tarde desta terça-feira, Mendes afirmou ser vítima de uma “armação”. Ele acredita que quem divulgou informações a seu respeito estaria interessado em “melar” o julgamento do mensalão.
– Ele (Lula) recebeu esse tipo de informação. Gente que o subsidiou com esse tipo de informação e ele acreditou nela. As notícias que me chegaram era que ele era a central de divulgação disso. O próprio presidente – afirmou Gilmar, segundo o jornal conservador carioca O Globo.
Ainda na entrevista, porém, Mendes disse que nunca voou em avião de Carlinhos Cachoeira, mas que por duas vezes viajou em aeronaves cedidas pelo senador Demóstenes Torres. As duas viagens, segundo Mendes, foram de Brasília para Goiânia e realizadas em aviões de uma empresa de táxi aéreo chamada Voar. O bicheiro, no entanto, pagou uma série de viagens de Demóstenes e de seus amigos em jatinhos particulares.
Na entrevista, Mendes estava irritado e elevou o tom de voz. Segundo o diário conservador paulistano Folha de S. Paulo, Mendes irritara-se com as pessoas, classificadas por ele de “criminosos e gângsters”, que estavam “vazando” informações sobre um encontro entre ele e o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO), em Berlim, e que a viagem teria acontecido após Cachoeira disponibilizar um avião ao senador e ao ministro.
– Não viajei em jatinho coisa nenhuma. Vamos parar com fofoca. A gente está lidando com gângsters. Vamos deixar claro: estamos lidando com bandidos que ficam plantando essas informações – disse o ministro, mas sem identificar quem seriam os supostos “criminosos”. Mendes apresentou notas e cópias de suas passagens aéreas que teriam sido emitidas na TAM pelo Supremo Tribunal Federal.
Em seu ataque ao ex-presidente Lula, Gilmar Mendes chegou a a firmar que está em curso uma ação para enfraquecer o Supremo e que o Brasil “não é a Venezuela de Chávez”, que teria mandado prender o juiz ao ser contrariado por ele.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Blogueiros querem VEJA e CIVITA na CPI do Cachoeira

Por Jadson Oliveira

PALAVRA DE ORDEM DOS BLOGUEIROS: FOGO CERRADO CONTRA A VEJA


Conceição Oliveira, Altamiro Borges e Leandro Fortes na mesa da plenária final (Foto: Manoel Porto)
Por Jadson Oliveira, do blog Evidentemente

De Salvador (Bahia) – Os blogueiros, chamados progressistas, decidiram na plenária final do seu terceiro encontro nacional, ontem, dia 27, em Salvador (no Hotel Sol Bahia), centrar fogo contra a Veja, revista semanal do grupo Abril que se tornou a ponta de lança da ultradireita brasileira e que teve exposta publicamente sua cumplicidade com a quadrilha do bicheiro Carlinhos Cachoeira, objeto de investigações da Polícia Federal, do Ministério Público e da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) no Congresso Nacional.

Veja e outros órgãos da velha mídia (ou do PIG, Partido da Imprensa Golpista, expressão muito difundida pelo blog “Conversa Afiada”, de Paulo Henrique Amorim) já tinham elegido os blogueiros, chamados por eles de “sujos”, como um de seus inimigos preferenciais.

O enfrentamento com a revista da Abril, um dos poucos grupos que monopolizam as comunicações no Brasil, foi discutido e aprovado entre as propostas de ação política. Os blogueiros vão pressionar, inclusive através de audiência com autoridades do governo federal, visando a suspensão de verbas publicitárias para a Veja, e vão patrocinar uma representação na Justiça contra a revista. Também prometem twitaços semanais ou quinzenais com a mensagem “Civita na CPI”, referência ao dono da Abril, Roberto Civita.
Paulo Henrique homenageia Castro Alves: leu trechos de "O livro e a América" (Foto: Manoel Porto)
Platéia na abertura do encontro (Foto: Manoel Porto)
Outra decisão do encontro, com 292 participantes de 18 estados – reunidos em painéis, audiência pública, grupos de trabalho e oficinas nos dias 25, 26 e 27 de maio -, foi aumentar a pressão para que o governo federal avance rumo à instituição do marco regulatório da mídia, em especial a regulação das concessões de rádios e TVs, propriedade pública que sempre é tratada pelos monopólios da comunicação (tratamento referendado pelos governos) como privada.

Foi um dos temas mais discutidos pelos blogueiros. Tal pressão será incrementada em parceria com o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), entidade que vem há bastante tempo desenvolvendo um trabalho nesse sentido. Houve palestras e debates sobre vários outros aspectos da atuação da blogosfera e da defesa da liberdade de expressão, como a luta pelo marco civil da Internet, direito de resposta, direitos humanos e a atuação da mídia nas eleições da Venezuela (no próximo 7 de outubro).   

Ações políticas: ampliar nas redes e também ganhar as ruas

Altamiro Borges, do “Blog do Miro”, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, entidade que organiza os encontros dos blogueiros, enfatizou a nova orientação que deve guiar os passos do movimento: avançar para fora através de ações políticas, ou seja, não interessa mais os blogueiros ficarem falando entre eles, como aconteceu até agora nesses últimos dois anos, marcados pela realização de três encontros nacionais: em São Paulo, Brasília e agora Salvador.
Grupo de trabalho faz avaliação dos três dias de trabalho (Foto: Jadson Oliveira)
Outro grupo: avaliação, críticas e sugestões no último dia (Foto: Jadson Oliveira)
“Foi uma etapa válida, mas temos que avançar”, disse. E avançar significa ampliar a ação nas redes e também ganhar as ruas. E principalmente: interagir, atuar junto com a juventude. A meta – ou o sonho, talvez seja a palavra mais apropriada – é fazer um próximo encontro em 1914 com 1.000 a 2.000 participantes, a grande maioria formada por jovens com idade em torno dos 20 anos.
 
A plenária final, já meio esvaziada porque muitos já estavam embarcando para seus estados, acabou quase 3 horas da tarde de domingo. Foi fechada com a aprovação do conteúdo da Carta de Salvador, cuja redação definitiva ficou a cargo de uma comissão dirigida por Leandro Fortes, da revista Carta Capital e do blog “Brasília, eu vi”. A mesa dirigente da sessão foi composta por Miro, Leandro e Conceição Oliveira, do blog “Maria Frô”.





(Jadson Oliveira é jornalista baiano aposentado e blogueiro. Vive viajando pelo Brasil, América Latina e Caribe. Atualmente está em Salvador. Mantém o blog Evidentemente - www.blogdejadson.blogspot.com). 

sexta-feira, 25 de maio de 2012

THIAGO DE MELLO: ESTRELA MAIOR NA ABERTURA DA 20ª. CONVENÇÃO DE SOLIDARIEDADE A CUBA

Por Jadson Oliveira Direto de Salvador

Thiago de Mello (Foto: Lúcia Correia Lima - CUT Bahia)
Por Jadson Oliveira, do blog Evidentemente

De Salvador (Bahia) – O poeta Thiago de Mello foi a estrela maior na abertura do encontro nacional para celebrar a solidariedade dos brasileiros à revolução socialista de Cuba, ocorrida ontem à noite, no Teatro Iemanjá do Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. O governo e o povo cubanos resistem há mais de 50 anos às agressões e ao bloqueio do império estadunidense, perpetrados com a cumplicidade da maioria dos veículos da mídia internacional, inclusive a brasileira.

Ele foi aplaudido demoradamente ao ser chamado para a mesa dirigente dos trabalhos da noite e durante sua fala: recitou poemas, como o belo “Estatuto do Homem – Ato Institucional Permanente”, escrito no exílio em Santiago do Chile, em abril de 1964, portanto no calor do golpe militar (clicar aqui para ler o poema); e leu mensagem dos cinco cubanos presos políticos dos Estados Unidos, tratados por Cuba e pelos apoiadores da revolução cubana como “os cinco heróis antiterroristas”.

São eles: Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Antonio Guerrero, Fernando González e René González. Estão na cadeia há 13 anos pelo “crime” de terem se infiltrado nas organizações terroristas de Miami para evitar atentados contra Cuba, conforme está relatado, de forma romanceada, no livro “Os últimos soldados da Guerra Fria”, do brasileiro Fernando Morais.

Thiago de Mello doou à campanha pela libertação dos cinco cubanos seus direitos autorais provenientes da Feira de Livros de Manaus (capital do Amazonas, estado brasileiro onde o poeta vive).

Apresentação do Ballet Rosana Abubakir (Foto: Lúcia Correia Lima - CUT Bahia)
Exposição do pernambucano Helder Beserra, no Centro de Convenções (Foto: Jadson Oliveira)
Além de pronunciamentos políticos, a noite de abertura foi cheia de manifestações culturais: várias apresentações do Ballet Rosana Abubakir (grupo da Bahia que atua sob inspiração do estilo cubano), show musical com os baianos Carlos Pitta e Sapiranga e o Grupo Musical Cubano, bem como homenagem ao escritor baiano Jorge Amado no seu centenário de nascimento.

O encontro prossegue no Centro de Convenções com vasta programação e vai até domingo, dia 27. Hoje, dia 25, está havendo palestras e debates sobre a integração latino-americana e caribenha, os desafios do socialismo na ilha, a situação dos “cinco heróis”, o sistema de saúde em Cuba e no Brasil, a campanha midiática contra Cuba e sobre a questão racial. Para amanhã, dia 26, estão previstos trabalhos de grupos e, no final do dia, leitura e aprovação de relatórios e Carta de Salvador. À noite, uma esticada musical no Pelourinho, no centro histórico da cidade.

Para o último dia, domingo (27), pela manhã, está marcada uma caminhada na praia (Praia do Cristo até o Porto da Barra) pela libertação dos “cinco heróis”. Ainda fizeram parte da programação exposições de pinturas (“Um abraço universal”, em homenagem ao líder cubano Fidel Castro) e fotografias e uma mostra de cinema.

Jadson Oliveira é jornalista baiano aposentado e vive viajando pela América Latina, Brasil e Caribe. Atualmente está em Salvador-Bahia. (Mantém o blog Evidentemente - www.blogdejadson.blogspot.com ).

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Priante e Zenaldo fazem propaganda eleitoral fora de época na TV



Priante (PMDB) e Zenaldo Coutinho (PSDB), começaram mais cedo a propaganda eleitoral na televisão. Usando o espaço que é para divulgação do partido, eles abusam da lei fazendo campanha fora de época para prefeitura de Belém. Será que os nobres Deputados estão acima da lei eleitoral?

Suposta coautora da música "Ai, se Eu te Pego" é assessora fantasma do presidente da CPI do Cachoeira

Presidente da CPI do Cachoeira, Vital do Rego é pressionado a deixar o cargo
Via Correio do Brasil

Classificada como “funcionária fantasma”, Maria Eduarda, de 20, suposta coautora do hit Ai, Se Eu te Pego, do músico sertanejo Michel Teló, figura como uma das assessoras do gabinete em Brasília do senador e presidente da CPI do Cachoeira Vital do Rêgo (PMDB-PB). Vital do Rêgo negou as denúncias e disse não saber quem é Eduarda. A denúncia, publicada na edição desta terça-feira do diário conservador paulista no Folha de S.Paulo, mostra que Eduarda foi contratada em fevereiro de 2011 como assistente parlamentar pelo pai, o jornalista Adelson Barbosa, para realizar trabalhos que ele e outros dois jornalistas deveriam executar: publicar reportagens favorável ao senador na imprensa local. Segundo Barbosa, o próprio senador teria feito a sugestão de contratação. Sobre as demais nomeações, o senador disse que não há influência política.
Barbosa, que trabalha no Correio da Paraíba, afirmou que o senador não poderia nomear três pessoas ao convidar ele e mais dois jornalistas para o trabalho.
– Ele sugeriu colocar uma pessoa e a gente divide o valor. Poderia ser no meu nome, ou no de um dos outros dois. Só que eu não podia, porque o Senado exigia não ter outro vínculo (de trabalho). Minha filha é estudante e sugeri que fosse no nome dela – explica.
Além de Eduarda, que recebe salário de R$ 3.450 e é dispensada de comprovar presença, o senador emprega em seu gabinete a filha do ex-governador peemedebista José Maranhão, a mãe do deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB), uma prima do ex-senador Ney Suassuna e uma cunhada de seu primeiro-suplente, Raimundo Lira, com salários que variam de R$ 2 mil a R$ 12,8 mil. O senador emprega ainda a mulher de Carlos Magno, coordenador de comunicação de sua campanha em 2010.
O assunto esteve entre os mais comentados na rede de microblog Twitter e grande parte dos internautas pediram a renúncia do senador do cargo de presidente da CPI do Cachoeira

terça-feira, 22 de maio de 2012

O que é que a Bahia Tem?







Tem o III Encontro de Blogueiros Progressistas e a  20ª Convenção Nacional de Solidariedade a CUBA essa semana. Então vamos está lá, divulgando direto da Terrinha estes dois eventos, para o pessoal que bate ponto aqui no Blog.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Amanhã na ALEPA o deputado Edílson Moura (PT) preside Audiência Pública que vai discutir o trabalho doméstico

Creuza Maria Oliveira presidente da Federação Nacional de Empregadas Domésticas

A convenção, aprovada em 16 de junho de 2011, em Genebra (Suíça), normatiza as condições dos trabalhadores domésticos no mundo inteiro, equiparando seus direitos com os dos demais trabalhadores. Para ser aplicável aos trabalhadores brasileiros, a convenção tem que ser ratificada pelo Congresso Nacional e, para isso, a Constituição precisará ser alterada. Isso porque, no Brasil, o rol de direitos previstos para os trabalhadores domésticos é menor do que aquele previsto para os demais trabalhadores. Já está em tramitação proposta de emenda à Constituição com esse objetivo. 
Para Creuza Oliveira (Foto), presidente da Federação Nacional de Empregadas Domésticas, são grandes  as conquistas das trabalhadoras doméstica, ter visibilidade em nível nacional e internacional, poder se organizar em sindicato, ser reconhecida como categoria, mesmo carregando um histórico com vestígios da escravidão. 

Esses e outros temas serão discutidos no evento que acontece amanhã na ALEPA.

Clique aqui e veja o quadro compararativo  dos direitos trabalhistas constitucionais com os direitos dos domésticos.

 

LOCAL DA AUDIÊNCIA PÚBLICA : Assembleia Legislativa do Pará

DIA: Terça-feira (22/05)

Horário: 14 hs.

Luís Freitas é o pré-candidato do PT a prefeitura de Ananindeua




O Jornalista Luís Freitas ganhou as prévias petista, ele tem uma tarefa árdua, unificar o partido em torno do seu nome.






 Foto Rui Baiano Santana

domingo, 20 de maio de 2012

Na disputa

Joclau


Se o vereador Miro Sanova (PDT),  for mesmo disputar a prefeitura de Ananindeua, o PDT  deve manter uma cadeira na próxima legislatura na Câmara de Vereadores de Ananindeua (CMA). O mais cotado para a disputa de uma vaga pelo PDT para CMA, é o gerente do CDD dos Correios da Cidade Nova o Sr. Joclau, que também é suplente de vereador.

sábado, 19 de maio de 2012

RACIONAIS MC´S MÚSICA MARIGHELLA

Prévias do PT Ananindeua

O Partido dos Trabalhadores de Ananindeua realiza neste domingo (20/05) Prévias para a escolha do candidato a prefeito, que disputará a eleição  pela legenda.

LOCAL: ESCOLA AUGUSTINHO MONTEIRO
DIA: DOMINGO (20/05)
HORÁRIO: DAS 08 ÁS 17 HS.
ENDEREÇO:  Conjunto Cidade Nova II - WE 16 - S/N.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Esquerda Pra Valer quer Edmilson sem o PCdoB

Lideranças políticas, movimentos socias e partido político,  lançam o Manifesto: "Os Trabalhadores de Belém precisam de uma Alternativa de Esquerda e Socialista nas Eleições Municipais de 2012". No documento eles defendem a pré-candidatura do Deputado Edmilson Rodrigues (PSOL), para prefeitura de Belém, mas  criticam  uma possível aliança do PSOL com  o PCdoB  Leia mais...




MH

Saiu a primeira Pizza: Acordo entre oposição e base aliada livra Cabral, Perillo e Queiroz da CPMI

Cabral
Vacarezza troca mensagens com Cabral durante sessão da CPMI

 Por RedaçãoCB  - de Brasília
A situação do governador Sérgio Cabral Filho ficou por um fio na tarde desta quinta-feira, mas ele foi salvo por um acordo fechado entre oposição e situação na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira e ficou de fora da convocação para depor sobre suas possíveis ligações com a Delta Construções, empreiteira ligada ao esquema do bicheiro Carlos Augusto Ramos. O cinegrafista do canal de TV SBT filmou uma troca de mensagens entre o deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP), durante a sessão da CPMI, na qual garantia a blindagem do PT ao governador fluminense.
Nas imagens, exibidas durante o jornal do SBT, a troca de mensagens de celular entre Vaccarezza, um dos principais líderes da base governista, e Cabral não deixam dúvidas quanto ao teor da conversa:
“A relação com o PMDB vai azedar na CPI. Mas não se preocupe, você é nosso e nós somos teu [sic]“, escreveu Vaccarezza, que não foi localizado por jornalistas para comentar o diálogo travado com o peemedebista fluminense. Este, por sua vez, também não falou à imprensa e a assessoria dele, no Palácio Guanabara, disse que não iria se manifestar sobre o assunto.
Parte dos integrantes da CPMI defendia a pronta convocação de Cabral, amigo de Fernando Cavendish, presidente licenciado do Conselho de Administração da Delta Construções, empreiteira pivô do caso Carlinhos Cachoeira, com quem dividiu momentos íntimos em viagens à Europa, flagrados em fotos e vídeos divulgados nas últimas semanas pelo deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ). Em seu blog, na internet, Cabral e Cavendish aparecem juntos em Paris, durante comemoração em um dos restaurantes mais caros do mundo.
Desde o início do governo de Sérgio Cabral, em 2007, a Delta faturou mais de R$ 1,4 bilhão dos cofres do Estado do Rio. A maior parte destes recursos foram destinados sem licitação pública. Em defesa do aliado, na sessão desta tarde na CPMI, Vaccarezza disse que eventuais superfaturamentos não são exclusividade da Delta e propôs uma restrição do alcance das investigações.
– Se tiver superfaturamento em uma obra ou outra, não é competência dessa CPI investigar. É de outra. Como tem (superfaturamento) de outras empreiteiras – discursou.
Um requerimento pedindo a convocação de Cabral chegou a ser redigido, mas um acordo entre a base governista e a oposição impediu que fosse votada, desde que o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT) também fossem dispensados da explicação ao público.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Ministério Público Federal pede a justiça que embargue o BRT de Duciomar

Deu no Blog Parádebates

 

O Ministério Público Federal pediu à Justiça Federal que embargue as obras do BRT em Belém: Irregularidades na obra são tantas – apontadas por MPF, DNIT e TCU

Foto Rui Baiano Santana

Irregularidades na obra são tantas – apontadas por MPF, DNIT e TCU – que só a paralisação imediata para solução dos problemas pode garantir a conclusão do trabalho
O Ministério Público Federal pediu à Justiça Federal que embargue as obras do BRT em Belém e obrigue a prefeitura a apresentar um planejamento para diminuir os transtornos causados à população. O MPF já tinha entrado com uma ação judicial apontando as fraudes na licitação e pediu que a mesma vara judicial que suspendeu o repasse de verbas federais no primeiro processo julgue o pedido de embargo.
“O MPF não questiona a importância da obra para a população de Belém, mas afirma que mesmo as obras benéficas à população trazem inconvenientes durante sua execução e, por isso, o planejamento é fase essencial em qualquer obra”, diz a ação judicial. Para o MPF, a Prefeitura de Belém não deu a devida importância ao planejamento da obra de implantação do BRT. 
“Enquanto durarem as obras, dois dos principais corredores de trânsito da cidade ficarão parcialmente interditados, dificultando o fluxo de veículos, sem que tenham sido viabilizados caminhos alternativos ou qualquer outro tipo de medida capaz de diminuir, de fato, os impactos negativos da obra”, dizem no pedido os procuradores da República Daniel Azeredo Avelino, Bruno Valente e Felício Pontes Jr.
O MPF inclusive aponta a conclusão do prolongamento da Avenida João Paulo II como providência prévia necessária, pois facilitaria a entrada e saída de veículos da cidade.
A falta de planejamento do BRT já vem causando grande impacto na vida dos cidadãos, que nos últimos meses passaram a enfrentar congestionamentos diários de mais de 2 quilômetros, porque a obra interdita parcialmente a principal via de ligação entre Belém e as demais cidades da Região Metropolitana.
Outra evidência da pressa injustificada é o fato da prefeitura ter colocado irregularmente tapumes no complexo do Entroncamento, área que pertence à União e é administrada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. 
Só depois que o DNIT questionou oficialmente o procedimento é que a administração municipal encaminhou o projeto do BRT para apreciação, visando a assinatura de convênio. “Trata-se de uma completa inversão da ordem a ser seguida em situações dessa natureza, agravada ainda pelo fato de que, em vistoria posterior, o DNIT constatou o prosseguimento das obras, mesmo com o Projeto Executivo ainda em análise pela Diretoria de Infraestrutura Rodoviária em Brasília”, registra o MPF.
A ausência de planejamento fica evidente ainda no fato de que a licitação foi feita em janeiro de 2012 sem que o financiamento do projeto estivesse definido, já que foi apenas no último dia 24 de abril que o Ministério das Cidades anunciou a liberação de recursos. Apesar do anúncio de recursos, até agora eles não foram repassados, por isso o MPF não considera que o Ministério das Cidades desobedeceu a ordem judicial em vigor, que proíbe o repasse de verbas federais. 
Para piorar o quadro, após receber representação do MPF, o Tribunal de Contas da União se pronunciou sobre a licitação, confirmou todas as irregularidades e determinou que até o projeto básico do BRT terá que ser refeito. Para os procuradores da República responsáveis pelo caso, só a paralisação das obras e a solução imediata de todas as irregularidades apontadas vai garantir a conclusão do empreendimento.
“A forma como o BRT está sendo executado é juridicamente insustentável e seguir com o trabalho vai significar apenas transtorno inútil para a população, já que ele não poderá ser financiado ou concluído da maneira que está”, diz o procurador Daniel Azeredo Avelino.
O MPF sugere à Justiça que a solução dos problemas da obra está ao alcance da Prefeitura de Belém: “ainda pode reverter a situação, realizando um novo processo licitatório, desta vez de acordo com o que determina a legislação pertinente, e com isso conseguir até mesmo uma redução nos custos do projeto, de modo que os recursos excedentes possam ser aplicados em outras áreas críticas, como saúde e educação”.
Além disso, um melhor planejamento pode evitar intervenções ilegais em área federal caso do Entroncamento e garantir alternativas de escoamento para não penalizar os cidadãos no momento das obras.

Íntegra da ação

Número na Justiça Federal: 13398-66.2012.4.01.3900

Acompanhamento processual

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Obra superfaturada da Delta desaba e deixa um ferido


Por Flávia Ferreira - CB do Rio de Janeiro
INTO
Nova sede do INTO inaugurada em novembro de 2011

Parte do quarto andar do prédio do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), no Caju, desmoronou nesta terça-feira. Uma funcionária de Serviços Gerais despencou do quarto para o segundo andar e acabou ferida.
A assessoria de imprensa da unidade informou que no local do acidente funcionava a sala de máquinas. A funcionária, que não teve a identidade divulgada, foi imediatamente atendida no INTO e passa bem.
Segundo informações da Rádio Manchete, o instituto foi reinaugurado em um novo local, em novembro do ano passado. A responsável pela obra foi a Delta Construção, alvo de investigações sobre o caso Carlinhos Cachoeira.
Em nota, a unidade informou que “o acesso à sala de máquinas tem entrada restrita, autorizado apenas para funcionários qualificados de manutenção. O local do acidente não foi projetado para suportar o peso de uma pessoa. É um acesso de máquinas e, por isso, o teto é de gesso.”
Ainda em nota, o hospital informou que a funcionária é contratada pela empresa licitada Facility, que gerencia e supervisiona sua equipe no local.
O Instituto é especializado em atendimento cirúrgico, exclusivamente para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital é considerado referência no tratamento de doenças e traumas ortopédicos.
Segundo o relatório de auditoria anual de contas da CGU (n.º 201108819), houve um sobrepreço de R$ 23,5 milhões nos valores pagos à Delta. Também foi constatada uma cobrança em duplicidade avaliada em R$ 3,4 milhões. Como a segunda fase da obra estava orçada em R$ 63,9 milhões, os valores pagos irregularmente à construtora – R$ 26,9 milhões – representavam 42% do total.
Em março, o Tribunal de Contas confirmou ter constatado sobrepreço no valor de R$ 20,9 milhões nos pagamentos feitos à Delta pela construção do Into e condicionou a liberação dos valores à apresentação de garantias. A decisão é preliminar e ainda cabe recurso.
No total, a obra da nova sede do Into, que fica no antigo prédio do Jornal do Brasil, zona portuária do Rio, consumiu R$ 198,10 milhões entre 2008 e 2012 – segundo dados do Portal da Transparência do governo federal. A Delta recebeu R$ 192,8 milhões, o que corresponde a 97,36% do total desembolsado.
Em agosto de 2011, o portal Conjur divulgou o relatório da auditoria feita pela Controladoria Geral da União em que adequações na obras foram exigidas para a implantação da nova sede. Clique aqui para baixar a versão em PDF.
Em nota divulgada através da Agência Estado,  o Into informou que suspendeu os pagamentos à Delta em dezembro de 2010, depois que foi notificada pela CGU. “Essa medida foi tomada oito meses antes da divulgação da auditoria anual de contas da própria CGU, em agosto de 2011. Com isso, evitou-se qualquer eventual dano aos cofres públicos. A decisão de suspensão dos pagamentos à construtora foi endossada pelo TCU.”
Também por nota, a Delta disse que desconhece “completamente o assunto”, ressaltando que, sempre que necessário, constitui advogados para representá-la junto ao TCU e à CGU – “órgãos de controle que se regem por regras, normas e ritos processuais rígidos”, informa a empresa.
Explicação
Em nota distribuída no final da tarde, a assessoria de Comunicação Social do Into descreve o incidente ocorrido:
“O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) informa que o acesso à sala de máquinas do 4º andar tem entrada restrita. O acesso, pelo qual passou a funcionária acidentada, é autorizado apenas para funcionários qualificados de manutenção. A funcionária atua na área de limpeza e é contratada  pela empresa licitada Facility, que gerencia e supervisiona sua equipe no local.  A parte interna do alçapão não foi projetada para suportar o peso de uma pessoa. É um acesso de máquinas e parte de sua estrutura é de gesso. A funcionária foi imediatamente atendida no Into, passa bem, e está sob os cuidados da equipe médica da instituição. Sofreu apenas ferimentos leves”.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Câmara de Dudu & Cia, querem armar casinha para Edmilson


Enviado pela assessoria de imprensa

Manobra na Câmara tenta inviabilizar provável candidatura de Edmilson


Na Câmara Municipal de Belém uma escusa manobra estaria em curso para tentar inviabilizar a possível candidatura do hoje deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) à Prefeitura de Belém. Fontes confiáveis dão conta de que alguns vereadores estão se articulando para rejeitar as contas dos exercícios em que Edmilson esteve prefeito da capital paraense, entre os anos de 1997 e 2004, apesar do parecer técnico favorável do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) em todos os anos da gestão de Edmilson. O psolista denunciou essa ameaça em contundente pronunciamento na tribuna da Assembléia Legislativa do Pará, nesta terça-feira, 15.

Edmilson lembrou que a suspeita articulação contra ele, na Câmara de Belém, se deve ao fato do psolista ser o mais lembrado por amplos segmentos da população da capital como uma forte opção para a disputa à Prefeitura de Belém. Esse fato é apontado em pesquisas que o colocam como o pré-candidato com maior intenção de voto, em percentuais que variam de 38% até quase 50% na preferência do eleitorado. E o deputado também é unanimidade dentro do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que confirmará a candidatura majoritária da legenda no próximo dia 26.

“Custo a crer que alguma força política concretize tamanha violência. A aprovação das contas pelo TCM constitui parecer prévio à Câmara Municipal, que pode rejeitá-lo, desde que de forma fundamentada e séria, por 2/3 de seus membros. Não existe registro na história de Belém de que tal rejeição tenha ocorrido, sobretudo quando o parecer técnico recomenda a aprovação”, disse Edmilson. Ele apresentou cópia da certidão do TCM a todas as bancadas da Alepa.

“A disputa eleitoral deve ser um campo democrático para o debate de idéias, projetos, biografias e realizações. Não pode se transformar num espaço de subversão às regras a serviço de interesses inconfessáveis. Creio que a maioria dos vereadores não compactuará com essa manobra, maculando a sua trajetória como protagonista de um golpe eleitoral. Alerto a sociedade para que fiscalize os atos do Legislativo Municipal”, conclamou. 

Assessoria de Imprensa

 
Título da postagem do Blog Ananindeuadebates

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Miro Sanova pode ser candidato a prefeito de Ananindeua



O vereador Miro Sanova (PDT), pode  ser candidato a prefeito de Ananindeua. Segundo uma fonte do blog, o vereador está bem posicionado em uma pesquisa interna feita por alguns partidos, que o convidaram para disputar o Palácio Verde.

domingo, 13 de maio de 2012

Prévias do PT Ananindeua: Os Candidat@s

                                       Professora Maria Aranha
     DOUTORANDA EM EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE NACIONAL DE LA PLATA – ARGENTINA
      MBA EM GESTÃO DE PESSOAS PELO IBPEX - INSTITUTO BRASILEIRO DE PESQUISA E EXTENSÃO
·     PEDAGOGA COM ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR PELA UEPA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ;
·     GESTORA DO COLÉGIO ALPHA SAYKOO (ANANINDEUA)
·     TRABALHOU COMO PROFESSORA:
- DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NA REDE ESTADUAL - (APOSENTADA)
- DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA APAE
- DE PEDAGOGIA NO IESB
·     COORDENOU A COMISSÃO DO SINTEPP PARA INCLUSÃO DE 50% DA EDUCAÇÃO ESPECIAL - EM 1994
COMO MILITANTE DO PT:
·  PARTICIPOU DAS ATIVIDADES DE COMBATE À DITADURA E PELAS DIRETAS JÁ
·  ATUA NO NÚCLEO DE BASE DO PT DO JARDIM AMAZÔNIA I E ADJACÊNCIAS - JAMA
É COORDENADORA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA UBM/ANANI - UNIÃO BRASILEIRA DE MULHERES – NÚCLEO ANANINDEUA 


Professora Socorro Lopes


 
Pós-graduada em Gestão Ambiental, pelo Núcleo de Meio Ambiente da UFPA - 2008, aluna especial do Mestrado acadêmico em Ciências Ambientais da UEPA -2011, Bióloga formada pela Universidade Federal do Pará -1987. Professora AD4 da Secretaria de Estado de Educação, Professora Conteudista da Universidade Federal de Ouro Preto-MG.
 
Coordenadora Estadual de Educação Ambiental pela SEDUC, no governo do PT 2007 a 2010, Presidente da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental -CIEA/PA 2007 a 2010. Coordenou a elaboração do Programa de Educação Ambiental do Estado do Pará - 2008, Publicaçao: Revista de Educação Ambiental: Resíduos Sólidos - O Lixo Urbano - no prelo UFOP. Coordenadora do Programa Ensino Médio Inovador Escola Regina Coeli/MEC, implantou na Escola o Projeto de Iniciação Científica - COMITÊ CIENTÍFICO composto por jovens do ensino médio. AUTORA do Programa de Educação Ambiental VAMOS CUIDAR DO PARÁ COM AS ESCOLAS- Formando COM-VIDAS E AGENDA 21. Fundadora do Coletivo de Facilitadores de Educação Ambiental - CFEA-PA

MILITÂNCIA : Movimento de Mulheres do Campo e da Cidade -MMCC 1982 a 1990, Comissão de Bairros de Belém 1984 a 1996, Movimento pela Libertação dos Presos do Araguaia- MLPA, Lutou pela conquista da meia passagem no período de 1982 a 1985.DIRETAS JÁ.  Ambientalista, lotou em defesa dos atingidos por barragem 1985 1990. Em 1983 ingressou no Partido dos Trabalhadores, militando em Belém, em 2000 passa a militar em Ananindeua. Membro do Diretório Municipal do PT Ananindeua.
                                         
Raoni Raiol Torres





 Estudante do 5º semestre de história na ESMAC e  de Gestão Pública na ANHANGUERA. É militante da Juventude do PT.



Professor Favacho





Estudou na instituição de ensino Universidade Federal do Pará - UFPA. Professor da rede pública estadual do Pará.  É Dirigente do PT Ananindeua.








Luís Freitas



Luís Freitas: militante desde a década de 1980; filiado ao PT a 15.05.1987; formado em jornalismo pela UFPA; assessor sindical da AEBA; professor da rede municipal (Ananindeua); foi vereador de 1996 a 2000; presidente do PT Ananindeua de 2001 a 2005; candidato a prefeito em 2004; chefe de gabinete do então vereador e hoje pré-candidato a prefeito de Belém, Alfredo Costa, de 2001 a 2004; secretário municipal de cultura de 2005 a 2006; secretário de segurança e defesa social de Ananindeua de 2006 a 2012.